Confira o Que é LCI e se Vale a Pena Investir

0
3722

Neste artigo você vai aprender exatamente o que é LCI e o passo a passo para saber quando vale mesmo a pena investir nela. Além disso, você verá também tudo sobre tributação, riscos, aplicação mínima e os prazos, confira:

 

O Que é LCI?

LCI quer dizer Letras de Crédito Imobiliário. Eles são títulos de crédito com lastro para os créditos imobiliários, garantidos por hipotecas ou taxas sobre itens do imóvel. Agora me diga, você não entendeu nada, não é?
Para você que quer saber melhor o que é LCI, simplificadamente, ele é um empréstimo em dinheiro que você faz à uma instituição. Os recursos são destinados ao financiamento de imóveis. Então, quando você empresta dinheiro para uma instituição particular, um “contrato” é estabilizado com você, dizendo o período e quanto em juros irá pagar. Assim sendo, a LCI se caracteriza como um investimento de Renda Fixa.

 

A Tributação

A vantagem da LCI, na minha opinião, é a isenção do imposto de renda destinado a pessoas físicas. Com isso, é uma alternativa interessante para investimentos de Renda Fixa. Basta lembrar que para CBD, Títulos Públicos e outros tipos de receitas, o imposto de renda fixa muda da seguinte maneira:
22,5% em aplicações de 180 dias;
20% em aplicações de 181 e 360 dias;
17,5% em aplicações entre 361 e 720 dias;
15% em aplicações acima de 720 dias.
O Risco
Se quer saber o que é LCI, saiba que o risco é que você sempre tem que pensar antes de fazer um investimento desses. Podemos afirmar que com a LCI o risco é relativamente baixo. Se “o mundo acabar” o banco vai ser a primeira porta que você poderá bater, a fim de obter o seu dinheiro. Se a instituição não pode pagar, você terá a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que irá protegê-lo em valores de até R $ 250.000,00. Assim, podemos dizer que o risco é baixo e semelhante ao CBD.

 

Aplicação Mínima

Como você já deve saber, o cobertor nunca é suficiente, se queremos cobrir a cabeça, descobrimos nossos pés, e vice-versa. Prova disso é que a LCI, que tem benefícios, como isenção de imposto de renda, exige um valor mais alto para o investimento mínimo. Por exemplo, na Caixa Econômica Federal, o investimento mínimo é de R$ 50.000,00.

 

Os Prazos

Se está querendo saber o que é LCI, outro fato que deve ter o cuidado ao investir nele, é que ele possui um prazo mínimo para o resgate, pelo menos no caso da LCI da Caixa, que é de 60 dias. Logo, não será a aplicação mais interessante em menos de 60 dias, por que terá problemas com a liquidez (ganhar dinheiro).

 

Esteja Atento!

Muitas instituições acabam por afirmar que a LCI pode pagar 107% do CDI. Quando dizem, eles estão se referindo ao valor líquido de retorno do CDI, ou seja, desconto do imposto de renda. Então, procure sempre estar ciente e calcular para ver se vale a pena ou não.

 

Vale a Pena Investir na LCI?

A resposta para esta pergunta é depende. Aí você me pergunta: Depende de que? Depende de qual a percentagem de CDI você tem em sua aplicação no CDB e qual o % do CDI que você pode investir na LCI. Você também deve ter em mente o prazo por que ele termina afetando a alíquota de imposto de renda que será cobrado. Bom, espero ter ajudado os que queriam saber o que é LCI.