Saiba Exatamente o Que São Fundos de Investimento

0
337

O que exatamente são?fundos de investimento

Os Fundos de Investimento são veículos para investimento coletivo, muito parecido com o formato de condomínio. Isto significa que os ativos do fundo são detidas por várias pessoas, cotistas ou investidores. Cada um deles tem uma parte deste patrimônio que é pago de acordo com a fração de cada um.

Cada um tem um número de ações proporcionais à quantidade de seu investimento inicial. Portanto, se cada ação estão determinadas no momento, com o valor de dez reais, um novo investidor investe mil reais, ele será o dono de 100 cotas. Ele funciona mais ou menos como o condomínio de apartamentos. Cada proprietário tem uma ou mais unidades (o apartamento em si), e também tem o direito de propriedade nas áreas comuns.

Portanto, os coproprietários dos apartamentos são obrigados a arcar com os custos na proporção de sua participação na propriedade. Se você decidir alugar um, você receberá uma renda (aluguel) para o conjunto de unidades alugadas. Da mesma forma, quando coproprietário vende o seu apartamento ou passa para herdeiros, apenas a parte que lhe cabe pode ser transferida. Todos os outros inquilinos ainda possuíram direito a suas respectivas frações.

Os Fundos de Investimento têm a intenção de levantar fundos a partir de um grupo de investidores e usar o dinheiro na sua totalidade no mercado financeiro e de capitais. No entanto, alguns tipos de fundos também podem ser investidos em bens, como imóveis ou em ações de empresas.

ativos fundos

Fundos Abertos X Fundos Fechados

fundos abertos x fechadosOs Fundos de Investimento abertos permitem a entrada de novos acionistas e um aumento da participação dos antigos com novos investimentos a qualquer momento. Além disso, qualquer acionista pode exigir o reembolso total ou parcial das suas ações a qualquer momento. Quando isso acontece, o gestor do fundo vende ativos garantindo a devolução do montante solicitado.

Os Fundos de Investimento fechados não permitem a livre entrada e saída dos cotistas. Uma vez estabelecido, eles ficam abertos por um tempo, onde interessados podem se candidatar e solicitar a compra de cotas. Após o período de captação, cada acionista receberá o número de cotas a que se candidatou, e novos acionistas e investimentos não serão mais aceitos

As Cotas

A cota é uma pequena fração do patrimônio líquido dos fundos. Seu valor é calculado pela divisão do patrimônio líquido pelo número total de cotas. O valor líquido é a soma de todos os investimentos e o valor em caixa, menos obrigações com o fundo, como o seu valor, por exemplo.

Portanto, se o fundo tem ativos de R $ 500.000 e 100.000 em cotas, cada cota será no valor de cinco reais. O cotista que coloque o valor de R$ 2.000 ao o fundo adquirirá 400 cotas.

Os Custo Para o Investidor

Assim como os proprietários do condomínio precisam pagar taxas de condomínio, os cotistas de Fundos de Investimento também devem pagar taxas de administração e despesas de funcionamento do fundo. Para isto que serve toda a taxa de administração, o que corresponde a uma porcentagem do dinheiro que foi investido.

Alguns fundos também podem cobrar uma taxa de desempenho, outra taxa de fundo de retorno que excede a um determinado ponto de referência, também conhecido como benchmark. Nos fundos de ações, como exemplo, o benchmark é o do Ibovespa, que é o principal índice da Bolsa de Valores aqui no Brasil.

Estas são as taxas básicas cobradas pelos fundos brasileiros, mas talvez haja outras, como a taxa de entrada e a de saída, por exemplo. Além disso, os lucros com Fundos de Investimento estão sujeitos à cobrança de imposto de renda.

Clique para voltar à home