Veja Qual o Melhor Investimento Com o Juros Alto

0
246

O alto nível de inflação deste ano foi a principal razão para todo o aumento da taxa de juros Selic. Essa taxa é o principal ponto de referência para o mercado financeiro e da economia em geral, pois é o valor do dinheiro. A partir dela, todas as outras taxas vão sendo ajustadas, para mais ou menos. Assim sendo, com a taxa Selic elevada, provoca um maior ganho com investimento com o juros alto e, ao mesmo tempo, custos adicionais para os empréstimos e financiamentos.

Um dos maiores problemas de um investidor de sucesso é esse, buscar as melhores oportunidades de investimento com o juros alto em qualquer ocasião. Enquanto os mercados têm ciclos de altas e baixas, devemos estar prontos para migrar os investimentos para o lugar certo no momento certo. Assim, o lado bom das altas taxas de juros é o melhor retorno sobre o investimento com o juros alto.

Investimento Não Recomendado

Os investimentos em poupança, neste caso, não é recomendado. Mesmo com altas taxas de juros e, possivelmente, em mais de 13% ao ano, a poupança deve continuar com a sua rentabilidade abaixo de 7% ao ano. Portanto, é provável que o rendimento de conta poupança seja um tanto menor do que a taxa de inflação, causando, assim, a perda de patrimônio para os investidores.
É claro, a expectativa é que a queda volte no futuro, isso por que a economia entrando em recessão, o que se espera e com o PIB negativo, deve diminuir o consumo que, por sua vez, conduz a uma pressão menor na inflação. No entanto, é esperado que a taxa Selic permaneça alta, pelo menos até o próximo ano.
Investimentos Recomendados

Títulos Públicos Federais são uma excelente alternativa de investimento com o juros alto neste momento, como indexados pela Selic e os indexados à inflação. Boas oportunidades também podem começar a aparecer em pré-fixados, neste caso, o investidor irá garantir uma taxa de juros para os próximos anos, mesmo que ela caia novamente ou atinja seu nível mais baixo.

Fundos de Investimento

Existem outras alternativas de investimento com o juros alto que podem ser muito boas, como os Fundos de Investimento, especialmente os DI e Renda Fixa. Fundos DI são mais conservadores, portanto, é menos volátil do que os Fundos de Renda Fixa, porque esses últimos são mais afetados por mudanças nas taxas de juros e inflação.

As vantagens dos Fundos de Investimento é que cada fundo tem um regulamento que contém as regras, a estrutura, funcionamento e o CNPJ próprio, o que proporciona maior segurança, evitando uma possível quebra do fundo caso a instituição financeira que o administra quebre. Muitos deles têm liquidez diária, o que facilita a transferência de recursos, se necessário.

Debêntures

Outro investimento com o juros alto muito interessante nesse momento são os Debêntures. Eles são ativos financeiros emitidos por empresas que procuram capital no mercado para seu próprio benefício, para melhorar a sua estrutura e pagar dívidas. O investidor tem geralmente uma boa garantia oferecida pela empresa, bem como rentabilidades associadas com a inflação, DI ou pré-fixadas.

Uma das desvantagens é a falta do FGC que não se aplica a esses investimentos. Há também opções para Debêntures incentivadas por empresas de infraestrutura que estão isentas de Imposto de Renda para pessoas físicas.